terça-feira, 8 de março de 2011

Boxer características e comportamento




Origem:
Estima-se que no mínimo cinco raças contribuíram na origem do boxer: o bulldog inglês, baerenbeisser (mordedor de ursos), o bullenbeisser (mordedor de touros), o dantziger (cão de origem polonesa) e o brabanter (de origem belga).
Seu verdadeiro nome: boxer bullenbeisser alemão.
Características físicas:
O cão boxer possui porte médio, compacto, de figura quadrada, com ossatura robusta e pelos curtos. A musculatura é seca (pouca gordura), bem desenvolvida e definida.
A cabeça é a parte do Boxer que lhe confere o aspecto característico. O focinho, o mais largo e poderoso possível. Visto de qualquer ângulo, o focinho guarda uma proporção correta com o crânio, isto é, não pode parecer muito pequeno.
A pele, normalmente, não apresenta rugas. Entretanto, com o movimento natural das orelhas, conforme cada posição, pode haver formação de rugas. Com origem na face dorsal da raiz do focinho, rugas naturais, levemente marcadas, descem simetricamente pelas faces laterais.
Em sua pelagem vemos pelos curtos, grossos e brilhantes. Pode ter a cor dourada (fulvo) ou ser tigrado. O dourado se apresenta em diversas tonalidades, indo do vermelho escuro ao amarelo. Algumas manchas brancas podem ser aceitas sem ser considerada como falta no padrão da raça.
Os machos podem passar dos 30 quilos de peso com altura da cernelha de 57 a 63 cm. As fêmeas adultas pesam cerca de 25 quilos com cernelha de 53 a 59 cm.


Linguagem corporal
Os boxers têm um modo muito especial de fazerem-se entender pela linguagem corporal e pela mímica.
Prontidão: se um ruído estranho, por exemplo, chama a atenção do seu boxer, ele empinará a cabeça e enrugará a testa.
Alegria: os boxers como outros cachorros,também expressam prazer sacudindo o rabo.
Satisfação: em passeios você seguramente verá seu boxer cheio de prazer, se jogar na grama e rolar de um lado para outro repetidamente. Ele está transbordando de alegria e este comportamento é um sinal de seu bem estar. Ele se sente bem particularmente, deitará de lado totalmente relaxado. Deitar de costas é uma expressão de intimidade absoluta.
Submissão: deitado de costas, o boxer também expõe seu pescoço. Isto é um gesto de submissão. Você verá isto repetidamente também durante lutas por classificação. O cachorro mais fraco deita de costas e mostra seu pescoço para o outro cachorro. Deste modo ele demonstra que é o perdedor. O impulso de morder do cachorro mais forte, diante disso, é inibido por sua postura comportamental. Afinal de contas, o propósito de determinar que é o melhor cão foi cumprido.
Tristeza: se seu boxer estiver, se enrolará como uma bola. Se você o castigou, ele pode estar muito ofendido. Alguns boxers se afastam e não reagem até mesmo a agrados ou palavras amáveis.
Medo: um boxer mostra medo pondo seu rabo entre as pernas. Reage com o mesmo comportamento quando faz alguma travessura e você o chama em seguida. Com a cabeça inclinada e o rabo comprimido entre as pernas, dirige-se furtivamente para você.
Olhos expressivos: os olhos do Boxer expressam freqüentemente seus sentimentos. Porém, para se interpretar esses sentimentos corretamente, você precisa conhecer seu animal há algum tempo: seu olhar suplicante quando quer conseguir o presente ; seu olhar de impaciente quando o passeio diário terminou há muito tempo e ainda a expressão feliz em seus olhos quando ele percebe que sua companhia é bem vinda.
Comportamento: Os cães desta raça caracterizam-se por serem particularmente tranquilos e confiantes e terem um comportamento muito equilibrado. Estes animais precisam de muito exercício físico e companhia, sendo por isso uma má escolha para quem mora num pequeno apartamento.

No seu espaço, o boxer é um cão de extrema fidelidade para com os donos, muito territorialista. Com os estranhos, tende sempre a ser desconfiado e até um pouco agressivo, para mostrar que aquele é o seu território e que o defenderá de qualquer forma. Estará por isso atento a qualquer movimento estranho.
Para as crianças da casa, ou com aquelas a que está habituado, é um excelente guarda, mas também um bom amigo de brincadeiras, principalmente se estas forem do género de correr e saltar. Não gosta muito de ficar imóvel para lhe fazerem aquelas maldades que as crianças gostam de fazer ao cães.
Alguns animais desta raça tendem a ser pouco simpáticos para com outros cães da casa, já que querem dominar e ser o chefe da matilha. Com cães estranhos, tendem a ser  agressivos, principalmente os machos. É um cão fácil de educar, se o dono mostrar um pouco de firmeza, e desta forma será obediente, fiel e fácil de dominar.


7 comentários:

  1. Olá nós do blog Madness agradecemos sua visita, já estamos te seguindo.

    Nossa olha o tamanho da tapa dele desde pequeno, mas são muito meigos e buchechudos rsrs

    MADNESS - O BLOG DA LOUCURA!

    ResponderExcluir
  2. Amo animais, parabéns pela criatividade!
    :*

    ResponderExcluir
  3. Tive um boxer albino e ele se tornou um cão agressivo , alguem sabe explicar por que isto ?

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Depende muito, qualquer cão pode se torna agressivo independente da raça. O Boxer é um cão de guarda e extremamente ciumento com seus donos, se acham humanos...rs e muitas vezes rejeitam até outros animais. Ele foi criado muito isolado de pessoas? Quando filhote fazia caminhada em locais públicos e aceitava carinho de estranhos? Apanhou ou foi intimidado de alguma forma "bruta"? Isso pode contribuir para a agressividade. Mas se nada disso ocorreu aí é da genética, tem que saber como pai e mãe dele se comportam, tem cães que são genéticamente agressivos. Palavras e dicas de um veterinário da minha confiança. Obs: tem uns que fazem tratamento a base de floral, porque o extresse deles é muito, principalmente se ficarem presos e sem espaço e atenção.
    Abraços e obg por participar.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!!!Achei essa como forma de pesquisa-ajuda. Temos um filhote de boxer(2 meses/Bolt), ele tem se mostrado muito agressivo, só quer nos morder e não está obedecendo. Late muito ao repreendermos de algo errado que fez. Parece muito hiperativo. Só em levantarmos o dedo para repreendê-lo late muito, não gostando do ato. Estamos com ele desde os 38dias de vida.
    Algo que possamos fazer para melhorar esse comportamento?
    Ainda não saimos para caminhadas, pois faltando mais uma vacina para Veterinário liberar as saídas rua.
    Agradeço a quem puder me orientar.
    Abraço
    Selma

    ResponderExcluir
  6. Pode sair com o seu cachorro mesmo sem a vacina só não deixe se aproximar de outros cães, como só tem dois meses é natural que ladre por tudo e nada, compre uns brinquedos para ele e se ele destruir qualquer coisa de casa ignore pois ele quer chamar sua atenção e voltará a fazer se voçê o repreender.

    Quando o apanhar a fazer asneira em flagrante, aí pegue num jornal enrolado e lhe "bata" com ele para ele sentir que quem manda é voçê, nunca o deixe sair da porta de casa antes de voçê pois para ele é como assumir a posição alfa... etc...

    ResponderExcluir